Abertura da obra Panapanã, de Carla Zaccagnini

Abertura da obra Panapanã, de Carla Zaccagnini

Um jardim atrativo de borboletas, um audioguia e uma publicação – a obra Panapanã, da artista Carla Zaccagnini, se desdobra em muitos formatos. Indagada a pensar sobre como contar as muitas histórias da Vila Itororó, Carla Zaccagnini adentrou o canteiro de obras de restauro do conjunto histórico e implementou um borboletário no pátio entre as casas de onde surgiram e onde podem ser ouvidas, por meio de um audioguia, narrativas de transformações.

O jardim foi criado por meio de um mutirão em agosto de 2016. Seis meses depois, as plantas crescerem e as borboletas começaram a habitar o espaço. O lançamento da publicação do projeto é uma boa ocasião para passear pelo borboletário e ouvir as muitas histórias trazidas pelo projeto – um transformista, uma bandeira de seda, uma missa, uma travessia feita por mar, um despejo seguido de outro despejo; as narrativas se misturam e se repetem, tecendo e mesclando tempos, memórias oficiais, lembranças pessoais, sonhos, esperanças e frustrações. A publicação conta com a transcrição dos relatos do audioguia e com desenhos inéditos de João Loureiro. Saiba mais sobre a obra em: http://vilaitororo.org.br/em-obras/carlazaccagnini/.

Essa é a terceira obra realizada por um artista convidado no projeto Vila Itororó Canteiro Aberto. Todas as obras se encontram no próprio espaço – na Rua Pedroso, 238 – e participam ativamente do processo de restauro e da reflexão coletiva sobre os usos do conjunto arquitetônico. Além de Panapanã, de Carla Zaccagnini, é possível conhecer Padrões da Vila, de Monica Nador; Eden, de ConstructLab; e o Goethe na Vila, casa recém reformada pelo Raumlabor. As publicações dos projetos estão disponíveis no site www.vilaitororo.org.br/historias-em-construcao/ler/. Em breve, outros trabalhos serão anunciados.

Aviso importante: aconselhamos trazer seu smartphone e fones de ouvido. Alguns dispositivos estarão também à disposição do público.

Abertura da obra Panapanã e lançamento da publicação
Quinta-feira, 25 de fevereiro
18h30

Endereço:
Vila Itororó Canteiro Aberto
Rua Pedroso, 238 – Bela Vista/Bixiga
Metrô: São Joaquim

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest