Cinema sem fio: “A cidade é uma só?” discute processo de exclusão social na construção de Brasília

A cidade é uma só?

Cinema sem fio: “A cidade é uma só?” discute processo de exclusão social na construção de Brasília

Nesta quinta-feira, dia 6 de abril, às 19h30, a 22ª sessão do programa “Cinema sem fio” apresenta o filme A cidade é uma só? (2013), de Adirley Queirós. O programa “Cinema sem fio” funciona como um cineclube, integra as atividades de formação de público da Vila Itororó Canteiro Aberto e tem entrada gratuita.

A cidade é uma só?  mistura documentário e ficção para contar por outro ângulo a história da construção de Brasília: não apenas como o sonho de um novo momento político e econômico do Brasil, mas também como um processo de exclusão dos trabalhadores que construíram a capital e imigrantes. Depois de erguido o Plano Piloto, essas pessoas começam a ser vistas como invasoras, e no começo dos anos 1970 são obrigadas a deixar as favelas construídas no entorno da cidade pelo programa Campanha de Erradicação de Invasões, o CEI, que daria nome à Ceilândia.

Do mesmo diretor de Branco sai, preto fica, o filme retrata a desigualdade entre a cidade modelo e a cidade satélite que ainda hoje sofre com problemas de infraestrutura e é um símbolo da separação hierárquica entre centro e periferia em todo o país.

Cinema sem fio
O primeiro filme deste cineclube foi escolhido pela equipe de ativação cultural do canteiro aberto e o filme seguinte pelo público presente na primeira sessão, a partir do filme visto e debatido coletivamente. A condição para que o próximo filme seja exibido é a pessoa que indicou o filme mais votado pelo conjunto do público estar presente na próxima sessão e fazer uma apresentação na qual estabeleça uma relação entre os dois filmes; o já projetado e o seguinte.

No começo de 2017, diante da impossibilidade de exibirmos o filme escolhido coletivamente na última sessão de 2016, se começou um novo fio, com o filme “Tava, a casa de pedra”. As sessões são mensais e acontecem toda primeira quinta-feira do mês.

A cidade é uma só?
Adirley Queirós / 2013 / 73min
quinta-feira, 6 de abril, às 19h30

Endereço
Rua Pedroso, 238 – Bela Vista
Próximo ao metrô São Joaquim

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest