Cinema sem fio: Pouco a pouco [Petit a petit], de Jean Rouch (1972)

postado em: sala | 0

No dia 1 de setembro, quinta-feira, às 19h30, acontecerá a 17ª sessão do programa “Cinema sem fio” do projeto Vila Itororó Canteiro Aberto. Atividade gratuita.

A partir da 16ª sessão de cinema, em que foi exibido e debatido o filme Terra deu, terra come, o público presente escolheu Pouco a pouco, de Jean Rouch (1972) para dar continuidade à programação.

Neste filme o personagem Damouré dirige uma empresa de importação e exportação chamada “Petit a petit”[Pouco a pouco]. Ao decidir erguer um edifício, ele parte para Paris afim de verificar como se vive numa casa de vários andares.

Na cidade, ele descobre as curiosas maneiras de viver e pensar da tribo dos parisienses, invertendo os papéis de colonizado/colonizador, de quem exotiza o “outro” e quem é exotizado.

O programa “Cinema sem fio” integra as atividades de formação de público e faz parte da proposta de se habitar a cultura na Vila Itororó. As sessões são mensais, acontecendo toda primeira quinta-feira do mês. A condição para que o próximo filme seja exibido é que a pessoa que o indicou faça uma apresentação na qual estabeleça uma relação entre os dois filmes: o já projetado e o seguinte. Assim por diante.