Cinema sem fio: Rapsódia em Agosto

thumb_quatro_colunas_kurosawa

Cinema sem fio: Rapsódia em Agosto

No dia 3 de novembro, quinta-feira, às 19h30, acontecerá a 19a sessão do programa “Cinema sem fio” do projeto Vila Itororó Canteiro Aberto. Atividade gratuita.

A partir da 18a sessão de cinema, em que foi exibido e debatido o filme Pïrinop – meu primeiro contato, o público presente escolheu Rapsódia em agosto, de Akira Kurosawa (1991), para dar continuidade à programação.

Durante as férias, uma mulher idosa de Nagasaki, no Japão, toma conta dos seus quatro netos enquanto seus pais viajam. Depois de conhecer a versão da avó sobre o lançamento da bomba atômica sobre aquela cidade, os jovens têm a oportunidade de conhecer o outro lado da história, a partir da chegada de um parente norte-americano.

O programa “Cinema sem fio” integra as atividades de formação de público do canteiro aberto. “Formação” não apenas como aprendizado coletivo, mas fundamentalmente como constituição de um público do local.

O primeiro filme do programa foi escolhido pela equipe de ativação cultural do canteiro aberto e o filme seguinte pelo público presente na primeira sessão, a partir do filme visto e debatido coletivamente. A condição para que o próximo filme seja exibido é a pessoa que indicou o filme mais votado pelo conjunto do público estar presente na próxima sessão e fazer uma apresentação na qual estabeleça uma relação entre os dois filmes; o já projetado e o seguinte. Assim por diante.

As sessões deste cineclube hoje são mensais, acontecendo toda primeira quinta-feira do mês.

Veja aqui as sessões já realizadas

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest