Fab Lab Vila Itororó

Oficina no Fab Lab

Fab Lab Vila Itororó

Fab Lab é uma rede de laboratórios em que cada participante pode criar objetos através de técnicas digitais. Idealizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a prática dos laboratórios são muito mais simples do que possam parecer: técnicos especializados dão cursos e auxiliam usuários em projetos pessoais, que são programados no computador pelo próprio usuário ou selecionados na rede, e depois concretizados em forma de objetos. Cada arquivo passa a fazer parte de uma biblioteca internacional compartilhada, a ser utilizada por outras pessoas – são, portanto, arquivos open source.

Um dos elementos mais inovadores dos Fab Labs é a descentralização dos métodos produtivos: copos, vasos, móveis, peças de computador e de celulares, entre outros objetos diversos, podem ser impressos a partir do arquivo adequado, ou construídos pelos usuários e depois compartilhados na biblioteca.

Na Vila Itororó Canteiro Aberto o Fab Lab funciona junto à marcenaria da obra de restauro. No mesmo local em que portas e janelas históricas são restauradas, as pessoas que frequentam o espaço podem aliar técnicas manuais de criação de objetos às digitais oferecidas pelo Fab Lab.

Horários
Terça à sexta-feira: 9h às 18h (última entrada até as 17h)
Sábado: 9h às 13h
Para saber sobre os cursos gratuitos oferecidos no Fab Lab, acesse aqui o site do Fab Lab Livre SP
Para saber mais sobre os cursos e funcionamento da marcenaria aberta, clique aqui

Sobre a rede pública de Fab Labs na cidade de São Paulo
Ao todo são doze laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. Frutos de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social, os Fab Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas. São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica e ferramentas de marcenaria e mecânica (variando um pouco de laboratório para laboratório). Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest