Jardinalidades

27138241992_6e6b8bb8d1_h

Jardinalidades

Oficina gratuita de plantio em jardineiras móveis – ação e conversa com Peter Webb
Sexta-feira, 22/7 – 10h às 17h.

Descrição: Oficina de plantio em jardineiras móveis que ocuparão o espaço da Vila Itororó. Conversa sobre plantios e cultivos de hortas e jardins em espaço urbano. Como preparar a terra, quais espécies utilizar e como ocupar espaços na cidade com flores e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) sem problemas com gatos e ratos.
As jardineiras podem ser previamente construídas e/ou recicladas, para a oficina utilizaremos as jardineiras feitas no curso gratuito de iniciação à marcenaria na Vila Itororó sob orientação do coletivo GAMB.
A oficina terá uma pausa para almoço coletivo – traga sua contribuição.
Vagas: 20 (mediante inscrição e seleção)
Inscrição e seleção: Fazer a inscrição pessoalmente dentro do horário de abertura do galpão ou enviar um email para vilaitororo@institutopedra.org.br colocando no assunto “Inscrição Jardinalidades” e no corpo do email escrever dois pequenos parágrafos com 1) os motivos que o levam a querer participar da oficina de horta e 2) um mini-CV, com no máximo 800 caracteres cada. Incluir também informações de contato: nome completo, local de residência, gênero, email e telefone.

Prazo de inscrição: até 23h59 do dia 17/7

Jardinalidades
Projeto que desenvolve a noção de jardinagem como prática artística e potencial de intervenção nas dinâmicas urbanas. É um desdobramento do projeto Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político idealizado e coordenado por Faetusa Tezelli e realizado na cidade de Curitiba em 2015. Jardinalidades, concebido e coordenado por Faetusa Tezelli e Gabriela Leirias, está sendo realizado na cidade de São Paulo e propõe uma aproximação com a realidade deste território específico através de intervenções urbanas, oficinas, rodas de conversas entre os artistas e o público e a criação de possíveis conexões com grupos ativistas locais.
Para saber mais acesse: http://jardinalidades.wix.com/jardinalidades

Peter Webb
Especialista em paisagismo sustentável, agroecologia, recuperação e reflorestamento de áreas degradadas, permacultura, cirurgia em árvores, consultoria ambiental e treinamentos. Formou-se na Austrália em Horticultural Science; estudou Permacultura com seu mentor Bill Mollison; foi responsável pelo Banco de Sementes do Jardim Botânico de Melbourne por três anos. Em 1980, mudou-se para Inglaterra onde deu início ao trabalho de Cirurgia em Árvores e formou-se em Agricultura Biodinâmica, na Emerson College, em Londres. Desde 1984, passou a morar no Brasil. Por catorze anos, viveu de modo autosustentável em Matutu, no Sul de Minas Gerais. Em 1998, mudou-se para São Paulo, onde, desde então, tem administrado cursos e desenvolvido projetos de Agroflorestas, Agricultura sustentável, Consultoria ambiental, Paisagismo, Cirurgia em árvores e Reflorestamento. Desde 2002, ao unir a Permacultura à Psicologia do Budismo Tibetano em parceria com Bel Cesar, desenvolve atividades de Ecopsicologia no Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi, São Paulo.

 

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest