lançamento da obra “excertos da vila itororó”, de Graziela Kunsch

lançamento da obra “excertos da vila itororó”, de Graziela Kunsch

No dia 3 de março, sábado, às 15h, a Vila Itororó Canteiro Aberto realiza o lançamento da obra-arquivo Excertos da Vila Itororó, de Graziela Kunsch. Excertos, no vocabulário proposto pela artista, são vídeos formados por um único plano cada e também peças de um processo maior, carentes de articulação. A curadoria é de Benjamin Seroussi.

A obra recupera excertos realizados em 2006, que na época circularam no site do Centro de Mídia Independente (CMI) e foram importantes no processo de resistência das moradoras e dos moradores que lutavam pela permanência na Vila Itororó, já que traziam rostos, nomes e histórias de pessoas até então desconsideradas no “interesse público” decretado para a Vila. As fitas de 2006 foram digitalizadas no processo do Canteiro Aberto, e novas situações foram gravadas, entre 2015 e 2017. Uma década depois, é possível identificar uma série de transformações e algumas permanências – na própria Vila Itororó, nas vidas de quem morou ali e nos papéis de quem, de diferentes maneiras, atuou no contexto.

Os excertos são incompletos por definição; não primam pela qualidade técnica; e mostram o que está sendo filmado tanto quanto apontam para aquilo que não cabe no quadro da imagem. O arquivo escreve uma história a contra-pelo, uma história contra-hegemônica, na luta contra o apagamento das histórias das pessoas que viveram na Vila Itororó – incorporando inclusive as próprias sessões de apresentação e discussão dos excertos com as/os moradoras/es e em outras situações públicas.

Durante o lançamento, a obra será projetada e Graziela irá apresentar alguns excertos e traçar uma relação entre o passado, o presente e o futuro da Vila. Haverá um café da tarde coletivo, que terá sido preparado na Cozinha Pública.

Lançamento da obra-arquivo Excertos da Vila Itororó, de Graziela Kunsch
sábado, 3 de março, às 15h

Endereço
Rua Pedroso, 238 – Bela Vista
(próximo ao metrô São Joaquim)

Imagem: da esquerda para a direita, Iara Rocha da Silva, Edna Alves de Jesus, Thais, Lara, Alice de Freitas Moura, Antonio Salles Barbosa Junior, Natalia Aparecida da Silva e Valeska Rocha da Silva assistem aos registros feitos por Graziela na Vila Itororó. CDHU Bela Vista D, 2016.

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest


CLOSE
CLOSE