MARCENARIA ABERTA – horários junho e julho de 2016 (encerrado)

IMG_2822

MARCENARIA ABERTA – horários junho e julho de 2016 (encerrado)

Toda obra da construção civil precisa de máquinas de carpintaria/marcenaria. Obras de patrimônio precisam dessas máquinas para usos diversos e também para restaurar janelas, portas, pisos e outros objetos de madeira. No projeto Vila Itororó Canteiro Aberto a marcenaria não fica restrita à obra de restauro, estando aberta para a cidade. Até aqui a marcenaria foi ativada através de oficinas específicas (como mobiliário urbano e reuso de materiais) e de horários de abertura livre. A experiência com o público mostrou que é fundamental capacitar mais pessoas para que possam usar de verdade a marcenaria, colocando a mão na massa, tendo apenas a orientação e a supervisão dos técnicos presentes no espaço. Como muitas pessoas já fizeram essa capacitação e muita gente já usa a marcenaria aberta, além das quintas-feiras ampliamos o horário de abertura para os sábados também. Assim, entre 16 de junho e 30 de julho a marcenaria irá funcionar do seguinte modo:

Marcenaria Aberta
Quintas-feiras – 13h às 18h
Sábados – 12h30 às 16h

Uso livre para pessoas com conhecimento prévio de maquinário de marcenaria

Vagas: 5 (por ordem de chegada)
Pré-requisitos:
– Conhecimento prévio do ofício de marcenaria;
– Familiarização e autonomia de uso do maquinário (manual, elétrico e estacionário) utilizado e disponível na oficina;
– Conhecimento sobre segurança no trabalho;
– Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPI): calça, respirador, protetor auricular, calçado fechado.
Para o uso livre da marcenaria aberta não é disponibilizado espaço para armazenamento de equipamento, ferramentas, EPI e outros materiais (ex: objetos de madeira em construção).

Oficina gratuita de iniciação à marcenaria
Sábados – 9h às 12h
Com: GAMB
Descrição: Capacitar o público para o manuseio de ferramentas e técnicas básicas de marcenaria, a fim de habilitar a autonomia no processo construtivo de um objeto.
Vagas: 5 (mediante inscrição e seleção)
Período: 25 de junho a 30 de julho
Carga horária total: 15 horas
Inscrição e seleção: Fazer a inscrição pessoalmente dentro do horário de abertura do galpão ou enviar um email para oficinas@vilaitororo.org.br colocando no assunto “Inscrição oficina Marcenaria” e no corpo do email escrever dois pequenos parágrafos com 1) os motivos que o levam a querer participar da oficina de marcenaria e 2) um mini-CV, com no máximo 800 caracteres cada. Incluir também informações de contato: nome completo, email e telefone.

Prazo de inscrição: até 23h59 do dia 19/6

Técnicos responsáveis: coletivo GAMB. O nome vem de “gambiarra”, popularmente utilizada para denominar o conserto de algo por meios improvisados, ou para a resolução de problemas a partir dos materiais que estiverem disponíveis.

Observação: serão priorizadas pessoas do bairro e aquelas que se inscreveram na oficina anterior e não foram selecionadas.

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest