Novas oficinas gratuitas na Vila Itororó Canteiro Aberto

19665251_730154837186889_504530470840742597_n

Novas oficinas gratuitas na Vila Itororó Canteiro Aberto

Em setembro, as atividades no canteiro aberto da Vila Itororó foram retomadas, com oficinas diversas, Marcenaria Aberta, Cinema sem Fio e cursos de formação em comunicação para jovens. Todas as atividades são gratuitas. No caso das oficinas, não é preciso se inscrever previamente, basta chegar no horário de início da aula. Confiras as informações de cada uma:

DANÇA DE RUA (BREAK)
Com Darlita Albino
Terças-feiras, 14h às 15h30 (infantojuvenil, até 14 anos)
Terças-feiras, 15h30 às 17h (adulto, a partir de 15 anos)
Descrição: As danças urbanas (street dances) da cultura hip hop tiveram sua origem na década de 60 nos Estados Unidos, sob influência da música e dança Funk&Soul. Em São Paulo, elas se popularizaram na década de 1980 e desde então vêm conseguindo mais adeptos. A partir da orientação de um trabalho corporal que abrange preparação, técnica (fundamentos e coreografias), criação, troca de experiências e pensamento crítico, a oficina oferece uma forma ampla de pensar e apresentar as danças urbanas do hip hop.

CIRCO
Com Guilherme Awazu e Rachel Monteiro (Trupe Baião de 2)
Quartas-feiras, 14h às 15h30
Sábados, 15h30 às 17h
Idade: a partir de 7 anos
Descrição: A proposta pedagógica das aulas de circo visa o autoconhecimento e o respeito ao próximo. Nos encontros são realizados exercícios individuais de consciência corporal, força, flexibilidade, figuras acrobáticas com o porto deitado, em pé e com ambos os participantes em pé. Em alguns encontros é resgatada uma brincadeira tradicional e as suas possibilidades como habilidade circense, a perna de pau. O prolongamento das pernas promove novas descobertas.

DANÇA DE SALÃO
Com Anna Turriani
Quintas-feiras, 18h às 19h30
Descrição: Aqui, a proposta não é apenas decorar os passos, mas explorar a dança como lugar de brincadeira, jogo e inventividade. Também busca-se trabalhar os pares sem posições definidas por gênero, permitindo que tanto mulheres como homens conduzam e sejam conduzidos ao longo das aulas. Os exercícios e as dinâmicas propostas proporcionam uma melhora na coordenação motora, na consciência espacial e no equilíbrio.

YOGA
Com Márcia Pavão
Sextas-feiras, 9h às 11h
Descrição: As aulas de yoga contemplam a prática de posturas físicas (asanas), práticas respiratórias (pranayamas) e práticas de atenção e concentração (dharana), buscando promover o bom funcionamento do sistema nervoso; a vitalidade; o equilíbrio psicofísico; o tônus muscular; harmonizar as funções neurovegetativas (sono, respiração, digestão, circulação); desenvolver força e flexibilidade; melhorar a postura e aliviar tensões físicas e mentais. A prática de yoga tem o potencial de despertar o autoconhecimento; a calma; o sentimento de gratidão; e de a pessoa desenvolver a habilidade de se adaptar às mudanças que a vida apresenta.

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES
Com Maira Bandeira
Sextas-feiras, 15h às 17h
Descrição: Por meio de técnicas diversas, a oficina ensinará mulheres a reagirem em situações específicas de violência. Alguns dos pontos que serão explorados durante as aulas: desarmamento, saídas de agarramentos diversos, saídas diversas em situações no chão, chutes e joelhadas em diversas alturas, encurtamento de golpes e esquivas.

Endereço:
Vila Itororó Canteiro Aberto
Rua Pedroso, 238 – Bela Vista/Bixiga
Metrô: São Joaquim

Em caso de dúvida, escreva para info@vilaitororo.org.br

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest