Restauração de ornamentos da arquitetura da Vila Itororó

Restauração de ornamentos da arquitetura da Vila Itororó

Oficina Teórico-Prática

29/04, sexta-feira, às 19h
Introdução teórica aberta ao público em geral
Com Maria Lucia Bressan Pinheiro, professora de História da Arquitetura (FAU-USP)
Fala sobre os elementos artísticos em voga na virada do séc. XIX para o séc. XX (época na qual foram construídos os ornamentos da Vila Itororó) e sobre a prática do restauro e os desafios envolvidos nessa prática. O objetivo é oferecer subsídios e contextualizar o público sobre um aspecto marcante da construção civil no período abordado, ainda que pouco estudado.
Curiosidade: dentre os elementos de que dispomos, os vasos são certamente produzidos em série, e cada qual se compõe de três peças distintas; em contrapartida os leões não são idênticos, o que sugere terem sido moldados in loco.

30/04, sábado, 11h às 17h
Atividade prática com dez vagas
Com Weneilson Santos do Carmo, restaurador (Concrejato Obras Especiais)
Compartilhamento de práticas e saberes a respeito do restauro. As atividades envolverão ações de lavagem, reintegração, montagem, inserções e substituição de material, etc. Nosso objetivo é oferecer capacitação técnica para um público especializado, além de dar oportunidade de contato e inclusão para interessados ainda não especializados, especialmente os residentes no entorno.
Inscrições: enviar e-mail para oficinas@vilaitororo.org.br com um parágrafo sobre a experiência na área de restauro e outro sobre a motivação para a oficina, com no máximo 800 caracteres cada. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27/04 e a divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 28/04.

Atividades gratuitas

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest