lançamento do livro “Vila Itororó: Uma história em três atos”, de Sarah Feldman e Ana Castro

lançamento do livro “Vila Itororó: Uma história em três atos”, de Sarah Feldman e Ana Castro

O Instituto Pedra e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lançam na quinta-feira, 22 de fevereiro, o livro Vila Itororó: uma história em três atos, de Sarah Feldman e Ana Castro.

A obra acompanha a trajetória da Vila Itororó, desde sua idealização e construção por Francisco de Castro, num momento crucial de modernização de São Paulo, no início do século XX, passando pelas dinâmicas internas do conjunto após a morte de seu construtor, até quando a função residencial no espaço passa a ser ameaçada.

Sarah Feldman e Ana Castro propõem uma história da Vila Itororó como parte das dinâmicas e contradições da complexa metrópole paulistana, e não como um objeto isolado. A partir das relações com as transformações da cidade e do entorno, as autoras investigam a sobrevivência da Vila como um espaço de moradia de aluguel durante todo o século XX e as formas de apropriação deste importante conjunto arquitetônico pelas diferentes gerações que lá viveram.

Apoiada numa ampla pesquisa em arquivos e acervos, mesclada a entrevistas com ex-moradores e familiares de seu idealizador, a obra é o segundo livro da série Cadernos Vila Itororó Canteiro Aberto editados pelo Instituto Pedra e pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 Lançamento do livro Vila Itororó: Uma história em três atos
de Sarah Feldman e Ana Castro
Quinta-feira, 22 de fevereiro, 19h30

Os livros serão distribuídos gratuitamente. 

Endereço
Rua Pedroso, 238
(próximo ao metrô São Joaquim)

Compartilhe:Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twittershare on TumblrEmail to someonePin on Pinterest