Uma Jornada Transformadora: A Clínica Pública de Psicanálise na Vila Itororó

Existe uma alegria especial – erótica, civilizada, política – em um grupo de psicanalistas se dedicar a uma clínica social que se desenvolve em um espaço público de nossa cidade. A psicanálise se fortalece ao explorar diversos contextos e visitar diferentes realidades. O projeto Vila Itororó Canteiro Aberto, com seu caráter participativo e criativo, acolheu generosamente uma nova geração de psicanalistas comprometidos com a vida social. A convite da artista Graziela Kunsch, que pesquisa os impactos humanos e políticos da gentrificação na Vila, surgiu a proposta de um trabalho clínico mais profundo, voltado às necessidades da comunidade local e à história do lugar.

Objetivos da Clínica

Os psicanalistas da Clínica Pública de Psicanálise estão dedicados a desenvolver uma clínica social contemporânea, integrada às práticas criativas e políticas do espaço da Vila Itororó. Este encontro interdisciplinar busca um sonho coletivo mais amplo, com a clínica aberta, gratuita e contínua, alinhada à vida pública que a Vila sustenta. O grupo de psicanalistas busca entender e acompanhar os impactos inconscientes dentro do grupo e na interação com a comunidade, propondo uma intervenção múltipla onde vários analistas atendem uma mesma pessoa em tempos diferentes.

Sustentabilidade e Inovação Clínica

Com essa perspectiva, tornou-se possível sustentar um campo clínico concebido para existir por um tempo indefinido. A psicanálise sempre teve como desafio abrir seu dispositivo clássico, movendo-se além do atendimento individual e particular. Muitos psicanalistas ao longo da história se dedicaram à democratização da psicanálise e ao direito universal à saúde, como evidenciado pelas iniciativas de Abraham, Reich, Winnicott, Bion, Pichon Rivière, Bleger, Anzieu, Kaës, Guattari, Mannoni e os grupos Balint, entre outros.

Ação Coletiva e Revitalização do Espaço Público

O trabalho na Vila Itororó reafirma esse antigo desejo do movimento psicanalítico. Além da produção social da clínica, é crucial revitalizar e fundar dispositivos de ocupação do espaço público, especialmente em tempos de desafios simbólicos e políticos em nosso país. O grupo de psicanalistas acredita na necessidade de espaços públicos vivos, tanto em nossas cidades quanto dentro de nós.

Considerações Finais

A Clínica Pública de Psicanálise na Vila Itororó exemplifica como a psicanálise pode se integrar profundamente com a comunidade, oferecendo um espaço de acolhimento, diálogo e transformação. Este projeto não apenas proporciona atendimento psicanalítico gratuito, mas também contribui para a construção de uma cidadania mais inclusiva e participativa, onde a saúde mental é tratada como um direito universal.


Éden ConstructLab (leia mais)


Padrões da Vila Mônica Nador (leia mais)


Clínica Pública de Psicanálise (leia mais)


Panapanã Carla Zaccagnini (leia mais)


Excertos na Vila Itororó Graziela Kunsch (leia mais)